Espondiloartrites

Espondilite Anquilosante | Artrite Psoriasica | Artrite Reativa | Artrite Enteropatica

chieregin-imagem-espondiloartrites-interna

Grupo heterogêneo de doenças que tem em comum acometimento do esqueleto axial e sendo assim apresentam, como sintoma marcante, uma dor crônica na região lombar.

Podem apresentar também acometimento de articulações periféricas. Psoríase cutânea, doença inflamatória intestinal e inflamações oculares não infecciosas, mais especificamente uveítes, podem estar relacionadas as espondiloartrites.

Abaixo citamos as principais doenças que compõem esse grupo:

Espondilite Anquilosante

Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória que afeta preferencialmente o esqueleto axial.

Mais comuns em homens jovens, se apresenta com uma dor lombar crônica que piora com o repouso.

Apresenta característica progressiva podendo levar a alterações estruturais irreversíveis na coluna e assim causar limitações graves.

Nos quadros mais graves, podem ocorrer lesões em outros órgãos.

O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, os resultados de exames laboratoriais de sangue e os achados radiográficos nas articulações da região sacroilíaca e coluna.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar a progressão da doença e suas complicações.

Artrite Psoriásica

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória com base genética e imunológica, que afeta ligamentos, tendões, grandes e pequenas articulações e eventualmente coluna vertebral. Além da dor, pode causar destruição progressiva das articulações. Homens e mulheres podem ser acometidos.

A artrite psoriásica é uma doença diretamente ligada à psoríase cutânea, onde o sistema imunológico provoca uma inflamação na pele provocando placas vermelhas e descamativas. Quando acontece o acometimento articular chamamos de artrite psoriásica.

Na maioria das vezes a psoríase cutânea surge antes de se perceber as manifestações articulares, independente da gravidade da doença de pele. No entanto, algumas vezes as manifestações articulares podem aparecer antes da psoríase. Em poucos casos, a psoríase e as manifestações articulares surgem ao mesmo tempo.

Artrite Reativa

Artrite reativa, é uma inflamação na articulação que surge algumas semanas depois de uma infecção genital, urinária ou gastrointestinal. Afeta principalmente joelhos, tornozelos e pés, causando dor e inchaço, além de outros sintomas.

Apesar de estar relacionada com processos infecciosos, a artrite reativa não é causada diretamente pela presença de bactérias ou outros micro-organismos na articulação, como ocorre na artrite séptica.

Além dos sintomas típicos da artrite, como dor, inchaço, calor, vermelhidão e limitação do movimento na articulação afetada, a artrite reativa caracteriza-se ainda pela ocorrência de inflamações oculares, como conjuntivite e uveíte e a uretrite (inflamação no canal da urina) compondo assim, a tríade clássica.

Outros sinais podem ocorrer na artrite reativa como entesites (inflamação no local de inserção dos ligamentos ou tendões no osso), dactilites e sacroileíte causando dor lombar.

Artrite Enteropatica

A artrite enteropática ou artrite relacionada à doença inflamatória intestinal (DII) é um tipo de artrite que pode acometer indivíduos com DII, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

Normalmente acomete as articulações dos membros inferiores (joelhos e tornozelos, por exemplo) e a coluna, mas pode afetar qualquer articulação. Pode também causar dores corporais, semelhante a fibromialgia.

Os sintomas específicos da artrite enteropática varia entre os indivíduos e nem todos que tem DII irão desenvolver artrite.

Em algumas pessoas os sintomas articulares acontecem juntamente com os sintomas intestinais (diarreia, por exemplo). Já em outras, a artrite não está relacionada com a atividade da DII.

Algumas patologias abordadas pelo reumatologista incluem:

Adriano Chiereghin
Reumatologista - CRM 116789 | RQE 33870
Formado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba - PUC/SP, especializou-se em clínica médica na mesma instituição e posteriormente em reumatologia pelo Hospital do Servidor Público de São Paulo ( IAMSPE).

EM 2013 iniciou a carreira docente onde atua como professor da graduação do curso de medicina da PUC/SP e supervisor do programa de residência médica em reumatologia.
Sócio titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Equipe pronta para atender
às suas necessidades

Agende sua consulta

A Clínica

Rua Paulo Antonio do Nascimento 145,
Sala 56, Portal da Colina - Sorocaba/SP