reumatologia intervencionista
A reumatologia intervencionista consiste na realização de procedimentos minimamente invasivos na abordagem diagnóstica ou terapêutica de condições que acometem o sistema musculoesquelético.
Diferentes estruturas osteoarticulares podem ser sede de lesões, sejam as articulações (periféricas ou axiais) ou tecidos periarticulares, como os tendões, ênteses, bursas, fáscias, ligamentos, músculos e nervos.
Os procedimentos terapêuticos envolvem punções da cavidade articular ou de tecidos moles periarticulares, realizados quase sempre em ambiente ambulatorial (consultório), com devidos cuidados de antissepsia, através de agulhas e seringas.
Quando necessário métodos de imagem, especialmente a ultrassonografia, podem auxiliar o procedimento, especialmente para punção de articulações de mais difícil acesso.
Os medicamentos normalmente utilizados são corticosteróides (hexacetonido de triancinolona e metilprednisolona) e derivados do ácido hialurônico. As substâncias utilizadas visam trazem benefício direto, seja na remissão temporária para que outros métodos de tratamento possam ser maximizados ou sustentada com a cura de lesão de partes moles ou melhora e proteção osteocondral nas enfermidades osteodegradativas.
Os principais procedimentos terapêuticos utilizados na estratégia da reumatologia intervencionista são:
com Corticóide
Moles com Corticóide
com Ácido Hialurônico
EM 2013 iniciou a carreira docente onde atua como professor da graduação do curso de medicina da PUC/SP e supervisor do programa de residência médica em reumatologia.
Sócio titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Equipe pronta para atender
às suas necessidades
A Clínica
Sala 56, Portal da Colina - Sorocaba/SP